RSS

Marcas famosas de discos rígidos podem conter software espião instalado

19 fev

hard_disk_head_crash

A fabricante de antivírus e segurança online Kaspersky revelou que pelo menos seis HDs (Discos Rígidos) de marcas famosas podem conter um software espião instalado no dispositivo com segundas intenções. O anúncio feito durante a Kaspersky Security Analyst Summit e indica uma ação da NSA. O spyware foi detectado em máquinas de mais de 30 países, incluindo Irã, Rússia, Paquistão e China.

Entre as seis marcas populares de HDs (Discos Rígidos) que integram grande parte dos computadores mundiais, estão a Western Digital, Seagate, Toshiba, IBM, Micron Technology e Samsung. A Kaspersky indicou a presença de uma série de backdoors nessas marcas de HDs, ou seja, “brechas” de segurança que permitem a instalação de diferentes malwares e o uso da máquina por acesso remoto.

Para agência Reuters, Western Digital, Seagate e Micron disseram que não tinham conhecimento do spyware. Toshiba e Samsung se recusaram a comentar. A IBM não respondeu ao pedido de comentário.

Um dos destaques é que esse spyware foi detectado em computadores de mais de 30 países, incluindo instituições de grande importância mundial como centros de governos e militares, companhias de telecomunicação, bancos, empresas de energia, centros de pesquisas nucleares, centros jornalísticos e mais.

Apesar da Kaspersky não ter mencionado a NSA, Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o software integrados dos HDs está ligado ao Stuxnet – o malware que atacou instalações nucleares iranianas que tem como possível fonte a ação da agência NSA. Além disso, um ex-funcionário da NSA confirmou à agência Reuters que “havia desenvolvido a técnica de ocultar spywares em discos rígidos”. A NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) se recusou a comentar sobre esse assunto.

Continue lendo aqui: http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/02/hds-de-marcas-famosas-teriam-spyware-instalado-veja-lista-de-espioes.html

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 19 de fevereiro de 2015 em Informática, Software Livre

 

Uma resposta para “Marcas famosas de discos rígidos podem conter software espião instalado

  1. Otto

    19 de fevereiro de 2015 at 11:02

    Se lembra da artimanha das máquinas copiadoras , se não me engano eram da Xerox , na época da guerra fria? onde elas armazeravam as cópias ( fotografavam parece)? estamos apenas vendo o upgrade dessa técnica !! nada de novo de muito novo no front, e a tecnologia só facilitou as coisas para a espionagem em escala global … :-/

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: