RSS

MiniDebConf Curitiba 2017 – Um breve relato

31 mar

Com esta segunda edição da MiniDebConf Curitiba, o evento se consolida como o principal encontro da comunidade brasileiras de usuários e desenvolvedores Debian.

De 17 a 19 de março de 2017 foi realizada a segunda edição da MiniDebConf Curitiba 2017 no Campus central da UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba – PR.

No dia 17 (sexta-feira) o evento aconteceu das 14:00h às 19:00h no miniauditório, iniciando com a abertura oficial da MiniDebConf Curitiba 2017 seguida de 03 palestras. Nos dias 18 e 19 (sábado e domingo) as atividades aconteceram das 10:00h às 19:00h paralelamente em ambientes diferentes: no miniauditório, em uma sala ao lado da secretaria e em dois laboratórios.

Números da edição 2017

Durante os três dias de evento aconteceram diversas atividades para todos os níveis de usuários e colaboradores do projeto Debian. A programação oficial foi composta de:

  • 16 palestras de todos os níveis;
  • 06 oficinas para atividades do tipo mão na massa;
  • 06 lightning talks sobre temas diversos;
  • Install fest para instalar Debian nos notebook dos participantes;
  • BSP (Bug Squashing Party – Festa de Caça à Bugs) que colaborou na resolução de alguns bugs críticos e consequentemente foi uma preciosa contribuição da comunidade brasileira para o lançamento da versão 9 – codinome Stretch, que deve acontecer em breve.

Os números finais da MiniDebConf Curitiba 2017 são os seguintes:

  • Total de pessoas inscritas: 342
  • Total de pessoas presentes: 143

Dos 143 participantes, 12 eram contribuidores oficiais brasileiros sendo 7 DDs (Debian Developers) e 5 (Debian Maintainers). A organização foi realizada por 9 pessoas que começaram a trabalhar ainda no final de 2016 e 22 voluntários que ajudaram durante o evento.

A diferença entre o número de pessoas inscritas e o número de pessoas presentes provavelmente se explica pelo fato de não haver cobrança de inscrição, então se a pessoa desistir de ir ao evento ela não terá prejuízo financeiro.

Uso de redes sociais livres

Desde o início da organização da MiniDebConf Curitiba 2017 usamos as redes sociais livres para divulgar o evento. Além dessa divulgação prévia, tínhamos como meta fazer uma cobertura durante o evento publicando noticias e fotos nas redes sociais livres para ajudar a gerar conteúdo e levar para mais pessoas para elas.

Com a ajuda de voluntários, conseguimos atingir parcialmente esse objetivo porque infelizmente a rede diaspora.softwarelivre.org ficou offline três dias antes do início da MiniDebConf, e a rede identi.ca ficou fora do ar no segundo dia. Veja as pulblicações que fizemos e aproveite para se inscrever nas redes:

Continue lendo aqui: http://softwarelivre.org/debianbrasil/blog/minidebconf-curitiba-2017-um-breve-relato

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 31 de março de 2017 em Informática, Palestras, Serviço Social, Software Livre

 

Tags: , ,

Uma resposta para “MiniDebConf Curitiba 2017 – Um breve relato

  1. Rui Carlos de Souza

    31 de março de 2017 at 15:21

    Show de bola ! Gaúcho GNU/Linux

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: