RSS

O Software Livre é herói ou ameaça?

14 out

software-livre-heroi-ou-ameaca-1

Por Alessandro Feitoza

 

O Software Livre é um conceito amplo, porém direto e objetivo.

É um movimento social e político que estimula e empondera o domínio do usuário sobre a tecnologia, para que o mesmo seja livre, e não para que pense ser livre. Software Livre foi, é, e deve sempre ser uma causa social e democrática.

No Brasil o Software Livre ganhou força por conta da necessidade de inclusão digital que sempre existiu, principalmente no Norte e Nordeste do País. Inclusão Digital foi sempre uma barreira que separou classes sociais, e que muitas vezes serviu como ferramenta de exclusão social.

Por conta dessa necessidade de inclusão o Software Livre se tornou mais que uma causa de emponderamento do usuário, se tornou uma ferramenta de inclusão social e digital, fortalecendo a democracia digital dos que antes não tinham acesso e nem oportunidades que os fizessem se incluir nesse mundo que se torna cada vez mais tecnológico.

Não podemos simplesmente abandonar as várias histórias de pessoas  que hoje são profissionais de sucesso graças ao Software Livre, eu mesmo sou um desses. E perceba que quando eu digo “Profissional de Sucesso” não me refiro a “riqueza”, mas sim a trabalhar profissionalmente com o que gosta conseguindo economicamente viver bem com aquilo.

É natural ver ativistas, militantes, evangelistas, e até usuários de Software Livre envolvidos com alguma causa/projeto social, alguma causa que pense em um bem comum, investindo muitas vezes o próprio tempo para ajudar os outros. E isso nos caracteriza como empreendedores, mas não empreendedores de negócios, e sim Empreendedores Sociais. Empreendedores que investem tempo e muitas vezes dinheiro, não esperando um resultado positivamente financeiro, mas sim esperando transformação de vidas, e claro, a construção de um mundo melhor para todos.

Ah então poderíamos até aqui dizer que o Software Livre é um herói né? Já que contribui direto ou indiretamente para a equidade social, fortalecendo as chances dos mais pobres se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, criando mais oportunidades para os que possuem conhecimentos ensinarem aos que não possuem, e o mais importante, deixando claro o sentido de se viver em comunidade, garantindo a usabilidade das 4 liberdades do Software Livre, garantindo que sejam usadas de forma consciente e colaborativa.

Mas então, por que cargas d’água o Software Livre seria Ameaça? E o melhor, pra quem seria Ameaça?

Não é nenhuma novidade ou surpresa o Software Livre ameaçar alguém ou alguma coisa, a questão é: “Quem é esse alguém, e o que é essa alguma coisa?”

E a resposta minha jóia é que como o Software Livre é uma ferramenta de transformação social que cria e amplia os horizontes daqueles que antes não tinham, e o melhor faz isso muitas vezes sem envolver dinheiro, mas sim esforço comunitário, isso torna o Software Livre uma ameaça em potencial ao futuro econômico de qualquer empresa/pessoa que lucre com a dependências dos usuários, em relação ao conhecimento, e claro em relação ao software.

Esse simples fato de promover uma comunhão entre as pessoas de forma que não dá a ninguém e a nenhuma empresa o luxo de ganhar dinheiro abusivamente faz com que esse movimento politico, social, e construtivo seja o alvo de grandes empresas que possuem uma visão mercadológica de apenas lucrar.

O interessante é que durante um bom tempo o Software Livre foi apoiado por estas empresas/pessoas, talvez as mesmas tenham pensando que poderiam corromper a filosofia do movimento e de seus ativistas/militantes, e por isso entraram no banco, acabou que fomos legais demais, e o resultado foi que conseguiram corromper e/ou convencer a muitos de que o outro caminho era melhor, isso fez com que restasse poucos de nós, os que realmente lutam pela causa.

É triste caminhar pelas vias da internet, onde quase sempre encontramos pessoas que se dizem ativistas do movimento sem sê-lo, e o pior encontramos pessoas sendo enganadas e enganando ao próximo, ao afirmarem muitas vezes sem saber e outras vezes sabendo, que o “Software Livre é a mesma coisa que o Open Source” ou como o próprio Linus Torvalds disse “Open Source é o novo nome do Software Livre”.

E a verdade é que Software Livre é Diferente de Open Source!

Para quem acompanha as comunidades de Software Livre e Open Source tem percebido que temos um confronto interno entre essas duas comunidades, e aqueles resistentes que em meio a tantas provocações ainda defendem o real sentido do Software Livre acabam sendo taxados de “Radicais” e Xiitas.

Mas peraí, vamos conceituar direito, não somos apenas Radicais, somos Radicais Livres Conservadores e Reacionários, Conservadores porque estamos tentando conservar a filosofia do movimento, e Reacionários porque estamos reagindo a essa tentativa mercadológica e imoral de simplesmente fingir que o Software Livre é o culpado, ou que não é a melhor opção, ou pior enganar as pessoas dizendo que Software Livre é a mesma coisa que Open source.

Enfim, o Software Livre se mostrou em todo esse tempo que é uma das alternativas mais proveitosas para o progresso da humanidade em geral. Um caso de sucesso seria o Projeto e-Jovem no Ceará que beneficia por ano por volta de 6000 alunos e ex-alunos de escolas públicas, dando a eles o conhecimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação utilizando Softwares Livres e promovendo a criação de Empreendedores Sociais que por sua vez poderão investir em um mundo e uma sociedade melhor, mas claro isso é uma deixa para outro post sobre “Projeto e-Jovem e Empreendedorismo Social”. 🙂

Mas e pra você:

O Software Livre lhe salvou ou lhe prejudicou?

O Software Livre lhe ajuda ou lhe atrapalha?

O Software Livre é a solução ou o Problema?

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 14 de outubro de 2016 em Serviço Social, Software Livre

 

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: