RSS

FISL17 propagando conhecimento LIVRE para crianças e adolescentes

19 maio

GNU_FISL17

Difundir a cultura hacker e o conhecimento livre nas escolas e Universidades é um dos pilares fundamentais para sustentar a cultura do software livre. Pensando nisso o FISL17 trará atividades voltadas para a educação digital de crianças e adolescentes. Confira algumas delas:

Paulo Francisco Slomp é criador e professor da disciplina Software Livre na Educação da Faculdade de Educação da UFRGS e vai nos contar sobre seu trabalho com um Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis. O software permite que professores, estudantes, pais e demais internautas acessem uma Tabela Dinâmica para consulta de informações sobre programas que podem ser utilizados para aprendizagem de diversas matérias, como Física, Geografia, Matemática, Química e Idiomas, entre outras.  Os usuários ainda podem reordenar os dados conforme a faixa etária dos estudantes, de acordo com o nível de ensino – Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior.

Luiz Henrique Rauber Rodrigues é empreendedor, professor, palestrante, pesquisador e afins. Professor no Senac Santa Cruz do Sul; Mentor Startupies Weekend; Mestre em Nanociências; Especialista em Gerenciamento de Projetos; Bacharel em Ciência da Computação. No FISL17 ele conduzirá o Painel Software Livre e a Educação.

Um painel é quando pessoas se reúnem para falar de um tema. Assim, receberemos palestrantes e convidados que tenham relação com software livre e educação para responder perguntas, discutir ideias e projetos, contar histórias e dar risadas, enquanto a cuia de mate roda entre os presentes. O principal objetivo é repassar informações e conhecimento úteis sobre a temática do uso de software livre e a educação.

Antonio Marques é graduado em Filosofia com especialização em Metodologia da Ciência e Formulação e Gestão de Políticas Públicas, com Mestrado pela UFPR, vem questionar o avanço do uso de software livre nas escolas. Sua palestra Educação e Software Livre: O passo em Descompasso vai investigar as razões pelas quais as transformações na educação deixam de acontecer apesar da vigência de projetos como o GNU durante 30 anos e GNU/Linux por 20 anos. Marques vai expor para o público quais foram nossos acertos e erros na caminhada da educação e o software livre nos últimos 15 anos.

Jon “Maddog” Hall –  An Education With Free Culture – O “pai” do Linux fala sobre “Uma Educação com Cultura Livre” e explica quais as razões para utilizar hardware, software e culturas livres e open source no ensino de jovens em todas as áreas. “Maddog” é o Diretor Executivo da Linux International, associação sem fins lucrativos de grande relevância internacional na área de TI. Trabalha com tecnologia desde 1969 e é um dos nomes mais reconhecidos e respeitados na comunidade software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto. Ele é conhecido por ser um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal.

Por uma Educação muito mais LIVRE! Vem pro #FISL17!

Fonte: softwarelivre.org

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 19 de maio de 2016 em Educação, FISL, Informática, Software Livre

 

Tags: , , ,

Uma resposta para “FISL17 propagando conhecimento LIVRE para crianças e adolescentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: