RSS

LibreOffice 5.1: atualização traz 5 motivos para testar concorrente do Microsoft Office

08 mar

libreofficeNovo LibreOffice torna mais fácil abandonar o Microsoft Office (Foto: Divulgação/LibreOffice)

LibreOffice chegou à versão 5.1 com melhorias que o deixaram mais próximo de se tornar uma alternativa viável ao Microsoft Office. Mesmo que Microsoft Word, Microsoft Excel e Microsoft PowerPoint possam ser mais famosos, a suíte de aplicativos de código livre alcançou níveis invejáveis de usabilidade e recursos, quando comparada com outros softwares gratuitos.

Confira a seguir cinco motivos que podem convencê-lo a migrar do Microsoft Office (que é pago) para o LibreOffice (que é de graça para sempre):

1) Inicialização rápida

O LibreOffice 5.1 está mais rápido do que nunca para inicializar e abrir documentos do Microsoft Office, mesmo ao lidar com documentos grandes e pesados demais feitos originalmente no Word, Excel ou PowerPoint.

2) Fácil de usar

menu-lateral-do-libreoffice-torna-edicao-mais-simplificada

Menu lateral do LibreOffice torna edição mais simplificada (Foto: Divulgação)

O LibreOffice 5.1 mantém uma interface simples, que usa um menu lateral para oferecer uma lista de opções contextuais. Selecione um texto e use o menu para mudar o estilo do parágrafo, fonte, entre outros elementos, sem precisar procurar pelo item correto na barra de tarefas.

O Writer empresta outros recursos, como a eliminação de espaços em branco em um documento. Assim, com o clique de um botão, você pode rolar por várias páginas com a sensação de que se trata de um texto único.

3) Compatibilidade com Keynote, Numbers e Pages

arquivos-ja-podem-ser-importatos-de-apps-da-appleArquivos já podem ser importatos de apps da Apple (Foto: Divulgação)

O LibreOffice era conhecido por não oferecer compatibilidade com documentos criados no Mac, usando os aplicativos da Apple. Porém, isso mudou com a versão 5.1, agora inteiramente compatível com textos criados no Pages, planilhas do Numbers e apresentações do Keynote, entre outros apps da maçã. Os elementos são importados sem bagunçar o documento, tornando mais fácil a vida de usuários que precisam abrir e editar arquivos nos dois softwares.

Isso também significa que é possível criar um documento em um dos programas do LibreOffice e salvar em um formato reconhecido pelos apps de escritório da Apple. O mesmo sempre pôde ser feito com os formatos utilizados pela Microsoft, como DOC, DOCX, XLSX, PPTX e outros.

4) Armazenamento em nuvem

libreoffice-esta-mais-rapido-para-abrir-documentos-do-microsoft-officeDocumentos do LibreOffice já podem ser salvos na nuvem (Foto: Divulgação)

Uma das principais novidades do novo LibreOffice – e uma das mais esperadas – é a compatibilidade com serviços de nuvem. Agora, qualquer documento pode ser obtido e salvo no Google Drive, OneDrive, Alfresco, em servidores próprios usando Microsoft SharePoint e outros gestores, além de serviços WebDAV e FTP. Não é preciso instalar nenhum plugin para funcionar, pois o recurso é integrado ao programa. A opção está disponível no menu Arquivo > Salvar em um Servidor Remoto.

5) Gratuito para sempre

O LibreOffice sempre foi de graça, mas é preciso frisar: você nunca terá que pagar para ter uma licença dos programas de texto, planilhas, apresentações e outros. O software é construído sob base de código livre, disponível amplamente na web para consulta. Com isso, mesmo que o LibreOffice deixe de existir – algo bastante improvável em médio prazo – sempre haverá alternativas com o mesmo código fonte.

libreoffice-nunca-sera-pagoLibreOffice nunca será pago (Foto: Divulgação)

O Microsoft Office é caro, seja considerando a licença única ou a assinatura mensal. Ao optar pelo LibreOffice, você economiza pelo menos R$ 209,00 todo ano, ou R$ 347,00 em uma compra avulsa do Office mais recente – versão que, um dia, estará defasada, obrigando-o a comprar uma licença nova.

Baixe gratuitamente e legalmente o LibreOffice aqui: http://pt-br.libreoffice.org/baixe-ja/

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 8 de março de 2016 em Informática, Software Livre

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: