RSS

10 Estratégias de Manipulação em Massa utilizadas diariamente contra a população

14 fev

manipulação_massas

Noam Chomsky é um linguista, filósofo, cientista cognitivo, comentarista e ativista político norte-americano, reverenciado em âmbito acadêmico como “o pai da linguística moderna“, também é uma das mais renomadas figuras no campo da filosofia analítica.(Fonte)

"Em um estado totalitário não se importa com o que as pessoas pensam,
desde que o governo possa controlá-lo pela força usando cassetetes.
Mas quando você não pode controlar as pessoas pela força, você tem 
que controlar o que as pessoas pensam, e a maneira típica de fazer
isso é através da propaganda (fabricação de consentimento, criação 
de ilusões necessárias), marginalizando o público em geral ou 
reduzindo-a a alguma forma de apatia"
(Chomsky, N., 1993)

Inspirado nas idéias de Noam Chomsky, o francês Sylvain Timsit elaborou a lista das “10 estratégias mais comuns de manipulação em massa através dos meios de comunicação de massa

Sylvain Timsit elenca estratégias utilizadas diariamente há dezenas de anos para manobrar massas, criar um senso comum e conseguir fazer a população agir conforme interesses de uma pequena elite mundial.

Qualquer semelhança com a situação atual do Brasil não é mera coincidência, os grandes meios de comunicação sempre estiveram alinhados com essas elites e praticam incansavelmente várias dessas estratégias para manipular diariamente as massas, até chegar um momento que você realmente crê que o pensamento é seu.

manipulacao-em-massa

1. A estratégia da Distração

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração, que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio, ou inundação de contínuas distrações e de informações insignificantes.

A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir o público de interessar-se por conhecimentos essenciais, nas áreas da ciência, economia, psicologia, neurobiologia e cibernética.

Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais

2. Criar problemas e depois oferecer soluções

Este método também é chamado “problema-reação-solução“. Se cria um problema, uma “situação” prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja aceitar.

Por exemplo: Deixar que se desenvolva ou que se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas desfavoráveis à liberdade.

Ou também: Criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos. (qualquer semelhança com a atual situação do Brasil não é mera coincidência).

Este post PORQUE A GRANDE MÍDIA ESCONDE DE VOCÊ AS NOTÍCIAS BOAS? retrata bem porque focar nos problemas é interessante para grande mídia.

3. A estratégia da gradualidade

Para fazer que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, por anos consecutivos. Foi dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas, neoliberalismo por exemplo, foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990. Estratégia também utilizada por Hitler e por vários líderes comunistas.  E comumente utilizada pelas grandes meios de comunicação.

4. A estratégia de diferir

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como “dolorosa e necessária“, obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura.

É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente.

Depois, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que “amanhã tudo irá melhorar” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5. Dirigir-se ao público como crianças

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse uma criança de pouca idade ou um deficiente mental.

Quanto mais se tenta enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? “Se alguém se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como as de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade.”

6. Utilizar o aspecto emocional muito mais do que a reflexão

Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e finalmente no sentido crítico dos indivíduos.

Por outro lado, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou injetar ideias, desejos, medos e temores, compulsões ou induzir comportamentos.

7. Manter o público na ignorância e na mediocridade

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão.

“A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de ser revertida por estas classes mais baixas.

8. Estimular o público a ser complacente com a mediocridade

Promover ao público a crer que é moda o ato de ser estúpido, vulgar e inculto.

9. Reforçar a auto-culpabilidade

Fazer com que o indivíduo acredite que somente ele é culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, suas capacidades, ou de seus esforços.

Assim, no lugar de se rebelar contra o sistema econômico, o indivíduo se auto desvaloriza e se culpa, o que gera um estado depressivo, cujo um dos efeitos é a inibição de sua ação. E, sem ação, não há questionamento!

10. Conhecer aos indivíduos melhor do que eles mesmos se conhecem

No transcurso dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado uma crescente brecha entre os conhecimentos do público e aqueles possuídos e utilizados pelas elites dominantes.

Graças à biologia, a neurobiologia a psicologia aplicada, o “sistema” tem desfrutado de um conhecimento avançado sobre a psique do ser humano, tanto em sua forma física como psicologicamente.

O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, maior que o dos indivíduos sobre si mesmos.

manipulacao-em-massa1

Fonte: http://yogui.co

 
74 Comentários

Publicado por em 14 de fevereiro de 2016 em Privacidade, Serviço Social

 

Tags: , , ,

74 Respostas para “10 Estratégias de Manipulação em Massa utilizadas diariamente contra a população

  1. João Rodrigues Baia

    10 de março de 2019 at 10:17

    Gostei do artigo.

    Curtir

     
  2. Humberto Pedrosa

    29 de outubro de 2018 at 09:27

    É difícil alguém se humilde e confessar que por sua própria ignorância foi alienado pelas esquerdas deste país, é preciso pensar fora da caixa, analisar e meditar naquilo que o sistema vem fazendo para se manter no poder e que você acredite que as suas ideias são suas. As esquerdas no Brasil fez o povo acreditar desde 1964 que as Forças Armadas deram um golpe no país com a intervenção da Ditadura Militar, quando na verdade o que houve foi uma tentativa de golpe pela esquerda que quis sabotar a democracia para implantar no Brasil o comunismo com uma Ditadura do Proletariado. O que havia era um regime de plenos poderes. Não era ditadura, e sim um regime militar que com apoio da população conseguiu impedir a Ditadura do Proletariado no Brasil. Desde essa época as esquerdas vem tentando a todo custo tomar o poder com táticas de manipulação tem conseguido enganar a muitos professoras alunos e público em geral com uma mídia alienante e infiltração na didática desde a educação infantil a universidade, imbecilizando toda uma geração.

    Curtir

     
    • RONNER WILLIAM (@RonnerWilliam)

      7 de abril de 2019 at 00:49

      É difícil alguém ser humilde e confessar que por sua própria ignorância foi alienado pelas Extremas Direitas deste país; É preciso pensar fora da caixa, analisar e meditar naquilo que o sistema vem fazendo para se manter no poder e que você É difícil alguém ser humilde e confessar que por sua própria ignorância foi alienado pelas Extremas Direitas deste país; É preciso pensar fora da caixa, analisar e meditar naquilo que o sistema vem fazendo para se manter no poder e que você acredite que as suas ideias são suas. As Direitas no Brasil fez o povo acreditar desde 1964 que as Forças Armadas deram um golpe no país com a intervenção da Ditadura Militar, quando na verdade o que houve foi uma tentativa de golpe pela direita que quis sabotar a democracia para implantar no Brasil o neoliberalismo com uma Ditadura empresarial e bancaria. O que havia era um regime de plenos poderes. Era ditadura militar que apoiada pela grande mídia conseguiu impedir a democracia no Brasil. Desde essa época os coxinhas vem tentando a todo custo tomar o poder com táticas de manipulação fascistas e tem conseguido enganar a muitos acéfalos, professoras, alunos e público em geral demente com uma mídia alienante e infiltração na didática desde a educação infantil a universidade, imbecilizando por uso do fascismo em toda uma geração.acredite que as suas ideias são suas. As Direitas no Brasil fez o povo acreditar desde 1964 que as Forças Armadas deram um golpe no país com a intervenção da Ditadura Militar, quando na verdade o que houve foi uma tentativa de golpe pela direita que quis sabotar a democracia para implantar no Brasil o neoliberalismo com uma Ditadura empresarial e bancaria. O que havia era um regime de plenos poderes. Era ditadura militar que apoiada pela grande mídia conseguiu impedir a democracia no Brasil. Desde essa época os coxinhas vem tentando a todo custo tomar o poder com táticas de manipulação fascistas e tem conseguido enganar a muitos acéfalos, professoras, alunos e público em geral demente com uma mídia alienante e infiltração na didática desde a educação infantil a universidade, imbecilizando por uso do fascismo em toda uma geração.

      Curtir

       
  3. JOSÉ SILVA SANTOS

    17 de maio de 2018 at 19:27

    Mas o povo ainda pretende ir as urnas, votar e escolher por mais um tirano e seus comparsas para dominá-los.

    ELES NOS OFERECEM VÁRIAS FRUTAS PODRES PARA QUE ESCOLHAMOS A MENOS RUIM!

    Para que ir às urnas se NÓS PODEMOS não eleger ninguém e pedir a DESTITUIÇÃO DO CONGRESSO POR FALTA DE LEGITIMIDADE! ACORDA POVO BANDO DE OVELHAS!

    Procurem se informar sobre a NOVA ORDEM MUNDIAL, que já esta sendo IMPLANTADA desde 1950. ACORDEM !!!

    JOSÉ SILVA SANTOS

    Curtir

     
  4. Tarso Cabral Violin

    20 de agosto de 2017 at 21:45

    Baseado em qual livro do Chomsky?

    Curtir

     
  5. Meu Cantinho

    27 de março de 2017 at 01:19

    Lavagem cerebral , é o fazem em massa.

    Curtir

     
  6. Silesia Ferreira

    5 de março de 2017 at 17:39

    É fácil, eu só vejo Discovery kkkkk

    Curtir

     
  7. Estefânia Jimenez

    14 de setembro de 2016 at 10:23

    Também gostei muito da matéria, acho que não devemos nos deixar manipular mesmo, sermos mais pensantes e reflexivos,referente às informações que nos são repassadas, e não ter tudo como verdade, sempre ser um questionador em potencial!
    Referente às escolas técnicos, profissionalizantes, e Universidades criadas nos Governo Lula/Dilma, não temos que criticar dizendo que muitos não sabem sequer as 4 operações, devemos sim, entender que o que não está bom deve ser melhorado, mas jamais mexer em nossas conquistas. Lembrando a amiga, que citou que muitos chegam as Universidades, sem ter o devido preparo, quero lembrá-lá, Que em recente pesquisa, Norte e Nordeste, estão a frente, por exemplo no desempenho em matemática, do que o Sudeste por exemplo, e deixar claro, que essa tarefa de oferecer ensino de qualidade, é competência do Estados, aqui em São Paulo, está um caos por que o atual governo, quer destruir a Educação, em muitos Estados, ocorre o oposto, então não vamos transferir para os governos de Lula e Dilma, essa decadência na educação, esses governos investiram,como nunca um governo investiu, mas muitos Estados, quer em acabar com a Educação, como Alckmin e Richa, além da desvalorização cada vez maior aos professores, e recentemente, esses escândalos do roubo as verbas, destinadas as merendas escolar. Vamos continuar lutando contra a ditadura Temer e sua quadrilha de Golpistas!!

    Curtir

     
  8. gaspar ferreira

    11 de setembro de 2016 at 11:54

    Não é novidade nenhuma. Lamentavelmente há décadas que, a propaganda e outras técnicas de influência – “marketing”, vêm ao mando de determinados indivíduos, tentar controlar as pessoas, com vista a exercer a ESCRAVIDÃO dos demais, através do aperfeicoamento de técnicas conhecidas de acção subconsciente e psicológica. Já os Romanos o fizeram Chineses muito antes. O problema é que, meia-dúzia, continua a achar que governará o Mundo!… O chamado “acordo ortográfico”, essa aberração surgida de mentes”brilhantes”, é outro exemplo recente do Império da Mediocridade que, teima imperar. Estejemos ATENTOS ininterruptamente para não caír nessa teia de armadilhas intitucionslizadad. Levantar a questão, já é um Pedrada no Charco.

    Curtido por 1 pessoa

     
  9. Nilma Reindel Santana

    7 de setembro de 2016 at 00:16

    Uma das estratégias são os campeonatos de futebol, as pessoas ficam alienadas, brigam e comentam fatos do futebol, enquanto isso não percebem o que ocorre nas surdinas da política

    Curtir

     
  10. José Possobom

    6 de setembro de 2016 at 20:14

    Não existe neo liberalismo, e as ideias liberais de Hayeck e Mises são libertadoras do indivíduo ou contrário dos objetivos dessa “elite”.

    Curtir

     
  11. Victor

    6 de setembro de 2016 at 18:53

    Tem um pequeno problema sobre as “boas notícias”… no Brasil, se costuma usá-las como despiste para esconder MÁS NOTÍCIAS, muito mais numerosas. Se não prestaram atenção nos últimos anos a esse fato, passem a prestar atenção a partir de agora… talvez fique mais fácil pra vocês.

    Curtir

     
  12. Ricardo Martinelli

    31 de agosto de 2016 at 13:28

    Parem de chamar a escória da humanidade de elite! Elite são os gênios como Einstein, Chaplin, Gandhi, Senna e outros poucos!

    Curtir

     
  13. Ailton Ferreira da Silva

    9 de agosto de 2016 at 21:45

    Brasileiros e estrangeiros….. Mataram a minha mãe idosa incapaz e estou perseguido juridicamente em Recife Pernambuco devido a roubo de propriedade intelectual…… Terrorismo político-econômico de estado já existe no Brasil em especial no Estado de Pernambuco Recife…… PETIÇÃO
    AO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA
    – Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Bloco T, Edifício sede. Cep: 70064-900 / Brasília DF
    Ao Ministro Drº Alexandre Moraes
    Assunto: Resposta da denúncia protocolada em 09/06/2016 no setor de protocolo do Ministério da justiça com relação a competência referente:
    I – defesa da ordem jurídica, dos direitos políticos e das garantias constitucionais;
    Requerentes: 1- Eu, Ailton Ferreira da Silva, como vítima: Cidadão, curador, autônomo, divorciado, Eng. Químico/UFPE,
    2-Helena Bruno da Silva outra vítima representada pelo requerente:

    Exc. Ministro da Justiça ou seu substituto:
    Venho solicitar o direito de resposta da petição protocolada nesse ministério da justiça, em pessoa, desde 09/06/2016 no setor de protocolo. Peço urgência devido ao estado de exceção diante do não atendimento as garantias constitucionais que venho sendo vítima no estado da federação de Pernambuco na cidade de Recife. Conforme as provas acostadas por documentos e arquivadas no CD e nos processos do STJ Rp471 e AIA49, na policia federal de PE, no MPPE, no MPFPE, na PGR, no CNMP, no TJPE nas 28ª e 13ª varas da comarca de Recife e nas 07ª e 24ª seções da justiça especial de PE todas em meu nome, vem confirma o não atendimento do artigo 5º da CF com relação a ampla defesa e ao rito processual, Terrorismo político-econômico de estado por ameaças de morte, indícios de crime de HEDIONDO via latrocínio de idosa incapaz com 80 anos, minha genitora e sócia, alienação parental de minha filha e compra dos familiares e a terrível vulnerabilidade jurídica (combinação entre advogados e defensores públicos para não ter a minha defesa jurídica) onde estou sitiado por profissionais corruptos formados por juízes, promotores, procuradores, defensores públicos, corregedores, procurador-geral da República e policiais visando o não julgamento de demandas jurídicas cívil e criminal, além, de improbidade administrativa autoconfigurada (Recebi R$ 46.883,45 de verbas públicas da união e do estado de PE via FACEPE E FINEP/MCTi e não executei o serviço desde 2010 devido ao golpe das empresa CALTECH e 5it de informática (que receberam R$ 675.000,00, e não entregaram os produtos).
    Ratifico o pedido de ter uma agenda com o srº Ministro da justiça para saber como vou viver nesse Estado e país chamado de BRASIL – ESTADO DE DIREITO E DEMOCRATICO?

    Assim peço deferimento,
    ______________________________________
    AILTON FERREIRA DA SILVA- CPF 316091554-91

    Curtir

     
  14. Eloi da Silva Dutr

    9 de agosto de 2016 at 09:08

    O mundo jaz no maligno.
    O diabo sempre quis ser igual a Deus.
    O lulolismo é uma prova de espírito maligno, não obstante a figura principal “lula” ser desprovida de preparo intelectual, mas, tomada desse poder infernal, consegue impregnar na maioria dos brasileiros uma completa interdição cognitiva. Com isso, manipulado os incautos e levando o País ao fundo do posso.
    Estou com 69 anos de idade. Com mais de trinta anos de estudos, por isso, não consigo me conformar com que estamos vivendo aqi no Brasil.
    Eloi da Silva Dutra

    Curtir

     
    • ferreira

      11 de agosto de 2016 at 18:15

      Senhor Elói o mundo é tremendamente abençoado..nós que muitas vezes não nos apropriamos dessa luz.Se ”’DEUS criou todas as COISAS”’,sou levado a crer que ele também criou o tal DIABO (…).Daí, deduzo sozinho, que ele ama esse tal Maligno(…)…muito simples:Senão o teria criado.
      Deus o abençoe.

      Curtir

       
    • Franklin J. Alencar

      28 de agosto de 2016 at 20:58

      Sugiro ao senhor que leia os jornais e revistas, e assista aos documentários de TV, a partir dos mais antigos. E compare-os com os da atualidade. Garanto que fará descobertas que mudaram seu ponto de vista atual.

      Curtir

       
  15. Juan

    15 de maio de 2016 at 02:34

    Na verdade boa parte de tudo que está ai pode ser encontrado em documentários e livros do Chomsky, ele bate nessas teclas a décadas, Adam Curtis também já expôs isso no Century of the Self, documentário exibido na BBC de Londres nos anos 90 se não me engano…

    Curtir

     
  16. Gustavo Trausula

    9 de maio de 2016 at 00:11

    Aprendam o que é escola de Frankfurt, leiam Antonio Gramsci, Herbert Marcuse. Aprendam e se atentem para o Foro de São Paulo. Assistam a Yuri Bezmenov e entendam sobre a subversão: https://www.youtube.com/watch?v=iK4kZSU-5Cg

    Curtir

     
  17. Wilson Caetano Pereira

    5 de maio de 2016 at 23:01

    Tsc, tsc…conspiração, blá, blá, bla´!

    Curtir

     
  18. serjão

    12 de março de 2016 at 10:23

    Texto muito bom

    Curtir

     
  19. orlando patriota

    9 de março de 2016 at 12:51

    o numero 2 se aplica bem a política desarmamentista deste país

    Curtir

     
  20. Maria Celeste Francico

    7 de março de 2016 at 20:43

    É isto aí minha querida sobrinha. Já sabia disto. E é isto que poderosos usam e chegam onde querem usando a populaçāo. Lamentável.

    Curtir

     
  21. marcus

    7 de março de 2016 at 17:03

    O mesmo pão e circo utilizado pelos senadores e imperadores do antigo Império Romano.

    Curtir

     
  22. Nilza Rodrigues

    7 de março de 2016 at 11:17

    Felizmente nunca fui povo, sempre fui indivíduo, embora pareça um ser estranho para a maioria do povão, aprendi a não deixar enganar-me, infelizmente somos minoria, de grão em grão faremos a diferença .

    Curtir

     
    • Estefânia Jimenez

      14 de setembro de 2016 at 10:39

      Somos todos indivíduos amiga, mas juntos,formando uma força, é assim que poderemos mudar o que nos é imposto, ser parte do povo não me faz menor, o cuidado deve estar em não se deixar manipular!
      Ou você acha que como “individuo”, sozinha, mudaria uma situação, que necessita de mobilização em massa para atingir um objetivo, mudar o que está estabelecido, romper com a escravização dos menos favorecidos, acho que além de indivíduo, você é extremamente egoísta!

      Curtir

       
  23. Rosivaldo Aguiar

    7 de março de 2016 at 09:39

    MUITO BOM, TUDO VERDADE.

    Curtir

     
  24. DONIZETI BIRIGUI

    7 de março de 2016 at 07:38

    esta matéria devia ser lida no jornal nacional

    Curtir

     
  25. Adriano Neves Spinelli

    6 de março de 2016 at 21:44

    É VIVENDO E APRENDENDO !

    Curtir

     
  26. Joao

    6 de março de 2016 at 21:44

    Muito bom

    Curtir

     
  27. Arious

    6 de março de 2016 at 19:44

    11o “calar a boca” ou “corromper” as pessoas defensoras dos direitos humanos…

    Curtir

     
  28. Priscila de Medeiros

    6 de março de 2016 at 18:12

    Só uma correção: Pai da Linguística Moderna é Ferdinand de Saussure. Chomsky é o pai da Linguística Gerativista.

    Curtir

     
  29. Hamilcar Baltar.

    6 de março de 2016 at 14:32

    Irritantemente infantil.

    Curtir

     
  30. Lucas Varjão

    6 de março de 2016 at 10:21

    Ótimo artigo, quem dera se todos os brasileiros lessem o que foi citado acima, quem dera todos os brasileiros soubessem ler e escrever…

    Curtir

     
  31. Mário Filho

    6 de março de 2016 at 06:55

    Desde a ditadura, onde a REDE GLOBO comanda o que se pensa e o que se faz nesse país. Quando lia nas paredes a frase: “A Globo te faz de bôbo”, não imaginava a dimensão que esse meio de comunicção faz todo dia entrando nos lares e dizendo a você o que fazer e o que pensar. Hoje a Globo comanda um grande golpe com noticias seletas sobre a Lava Jato, não vejo por exemplo a midia falar sobre A LISTA DE FURNAS onde também denúncias foram feitas na LAVA JATO. A quem interessa essa manipulação?

    Curtir

     
  32. elaine

    5 de março de 2016 at 22:11

    Estratégias de Manipulação em Massa utilizadas diariamente contra a população. Pelos comentários anteriores fica visível a manipulação usada pela mídia. Por trás da exposição dos escândalos envolvendo o governo atual esconde-se muitas interesses de empresários que pouco se importam com a população. Como dizia Tim Maia “O Brasil é o único Pais em que além de puta gozar, cafetão SENTIR ciúmes e traficante ser viciado, o pobre é de direita”.

    Curtir

     
    • alexandra

      20 de março de 2016 at 15:57

      Não é, não, infelizmente… Aqui em Portugal e em Inglaterra, onde também vivi, também há muitos desses…

      Curtir

       
  33. Dimas

    5 de março de 2016 at 19:59

    Execelente artigo. Diariamente somos bombardeados por este tipo de manipulação e nem percebemos.

    Curtir

     
  34. BENEDITO CESAR ISIDORO MARCELINO DA SILVA

    5 de março de 2016 at 15:33

    Concordo em vários aspectos , e acrescento dentro de vários temas transversais educacionais ;
    tudo esta acontecendo como deveria pois só estamos colhendo o que plantamos , mudar a consciência ou maneira de pensar com mentalidade adulta , coerente e equilibrada nós da maior responsabilidade , e esta é uma das coisas que nossa sociedade muito hipocritamente não nos ensinou a ser … e isso vem se perpetuando …talvez esteja sendo um pouco duro mas…” mais vale uma tapa com verdade , do que um beijo com falsidade…”

    Curtir

     
  35. Vandre

    5 de março de 2016 at 12:13

    Faltou falar do uso do flúor na alimentação pública
    To afeta o cérebro e o poder de raciocínio do indivíduo

    Curtir

     
  36. susam lage

    5 de março de 2016 at 10:13

    Como alguém pode ler um texto assim e ainda fazer comentários que o corroboram sem se dar conta disso? É realmente deprimente!

    Curtir

     
    • Jussara araujo

      6 de março de 2016 at 14:37

      Muito bom alguém finalmente interpretou o artigo direito…

      Curtir

       
  37. Irani

    5 de março de 2016 at 09:41

    Bem pertinente para nossos dias, estamos sendo direcionados para uma divisão da sociedade , para um embate entre pensamentos distintos,
    não somente aqui , mas nos nossos visinhos,na Europa e America

    Curtir

     
  38. Antonia Bergano

    3 de março de 2016 at 19:57

    Esta situacão de métodos e manipulação das sociedades não sendo nova, normalmente resulta, porque desviar a atenção do que é elementar não é díficil para os menos atentos e que passam a vida a pensar em milegres e lá se vão entretendo e eembrutecendo com o que não é elementar…Eis o caso de Portugal, para não irmos mais longe!

    Curtido por 1 pessoa

     
  39. Thiago Albuquerque Kozusko

    3 de março de 2016 at 16:30

    O 1 da para ver muito bem nos jornais, toda notícia importante, tem logo em seguida notícias esportivas, principalmente futebol. Fica algo do tipo:

    É descoberto que Lula desviou 1 bilhão da educação, em seguida o “Curintia” faz 2 gol no “atretico”, e sai da zona de rebaixamento.

    Curtido por 1 pessoa

     
    • Luciano

      29 de agosto de 2016 at 18:37

      O governo tucano que desviou a verba da merenda em São Paulo. Ninguém punido até agora. A grande mídia nem comenta. PSDB protegido pela imprensa.

      Curtir

       
    • RFAraujo

      8 de setembro de 2016 at 00:33

      Vc que escolhe a noticia que te interessa …!

      Curtir

       
  40. Jose Neto

    3 de março de 2016 at 13:29

    Perfeito.

    Curtir

     
  41. José Antonio

    3 de março de 2016 at 09:39

    Mas nos, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça.2Pedro3:13.

    Curtir

     
    • EU MESMO

      7 de setembro de 2016 at 16:24

      TAÍ A PIOR DAS ALIENAÇÕES, A MALDITA RELIGIÃO …

      Curtir

       
  42. Idelamarte Oliveira

    3 de março de 2016 at 01:52

    Tudo isso é doutrina de Carl Marx conhecida ha anos . A justiça de Portugal ja pediu a prisão de Lula e a da França, a prisão de Paulo Maluff enquanto aqui ja nos acostumamos com a Lava Jato descobrindo a cada dia mais motivos para condenar e não condenando ninguém; é o costume com a impunidade que nos mantem assim sem reação diante disso…é o costume que nos condiciona

    Curtir

     
    • Vânia Mota

      8 de março de 2016 at 01:09

      Cunha, Aécio , todos delatados na Lava Jato e nada. Justiça seletiva, hipócrita e golpista.

      Curtir

       
  43. cristiane Reis

    3 de março de 2016 at 00:23

    Um bom exemplo do assunto exposto é a glamourização das favelas em novelas da rede globo, distorcendo a dura vida dessas comunidades, para que se ache “descolado” viver nestes lugares, perpetuando assim a pobreza e a mão-de-obra doméstica para a burguesia dominante.

    Curtido por 2 pessoas

     
  44. CLECI CAMPOS RODRIGUE

    2 de março de 2016 at 19:38

    É LONGO O POVO TEM PREGUIÇA DE LER O LULA ENSINOU PARA OS ABESTADOS QUE LER É PERDA DE TEMPO MAS GRAÇAS A DEUS TEMOS MUITOS BRASILEIROS BEM ACORDADOS OS ADORMECIDOS ESTAO ENFEITIÇADOS PELO PT E POR MIM QUE SE DANEM JUNTO COM PT E SEUS MACAQUINHOS ADESTRADOS .

    Curtir

     
    • Odete Bueno

      13 de março de 2016 at 17:26

      O GOVERNO LULA DEIXOU O POVO TÃO BURRO QUE ABRIU VÁRIAS UNIVERSIDADES GRATUITAS. BURROS SÃO OS ALIENADOS

      Curtir

       
      • Nelson G. Souza

        8 de setembro de 2016 at 11:13

        Oi, Odete. Você tem razão, abriu-se diversas universidades gratuitas. E de que adianta isso se nossos egressos do ensino médio não sabem fazer um “O” com um fundo de um copo, visto os últimos resultados da avaliação em matemática e português (ou a nossa recorrente posição no exame de PISA). De nada adianta ser “letrado” nas diferentes “doutrinas” de esquerda ou direita, liberais, conservadoras, comunistas, socialistas, etc, etc, se não se é capaz, sequer de fazer as operações aritméticas básicas. Bem, é assim que estamos com todas as “universidades gratuitas” que estão disponíveis por aí. Só são acessíveis, de fato, pelas elites, as quais, podendo manter seus filhos sem trabalhar, só lhes resta estudar em bons colégios (que existe, de fato!). Aos demais, nós, pobres mortais, restam a “universidades não gratuitas”, caras, de baixa qualidade e que aceitam “qualquer coisa”, ou seja, os nosso filhos que, maioria, estudando em escolas públicas (que, com raras exceções, não ensinam nada), não conseguem ir além, como eu disse, do “O com o fundo do copo”. Temos é que parar com essas babaquices ideológicas e ensinar aos nossos alunos como “fazer contas” e como “escrever e falar bem”. Talvez aí, nossos resultados e posições no contexto internacional mudem e, como consequência, comecemos a nos tornar, de fato, um país desenvolvido, com emprego e renda que ofereçam uma qualidade de vida decente à nossa população. Ah! E alienados costumam ser exatamente aqueles que tratam os demais como alienados. ““Always accuse your adversary of whatever is true about yourself…”. A frase, certamente não é de Lenin, mas cabe perfeitamente no contexto brasileiro recente e atual.

        Curtir

         
      • Tel Viana

        12 de setembro de 2016 at 16:37

        Nelson, concordo com vc em partes…. Quando queremos aprender, verdadeiramente, não importa se somos pobres ou ricos ou de qualquer raça. Vejo tantas crianças, que se sobressaem em estudos lógicos, como 4 meninas da zona rural de Mogi das Cruzes, que tem entre 10 e 11 anos, e que gostam muito de robótica, inclusive, já ganharam muitas medalhas. Sem querer defender partido algum, porque todos os políticos são lixo, mas o PT pelo menos fez algo pelos menos favorecidos.

        Curtir

         
      • Estefânia Jimenez

        14 de setembro de 2016 at 10:40

        Deixe de dizer sandices!!

        Curtir

         
    • tatiana binns oliveira santos

      30 de março de 2016 at 17:11

      Pule e leia o ítem 10, lá diz que a culpa não é sua. Te ensinaram que brasileiro é “tudo preguiçoso”.

      Curtir

       
    • João Batista Kreuch

      7 de maio de 2016 at 20:48

      Você achou Longo? eu li rapidinho sem problema, e entendi que vc é o tipo cidadão comum, cabeça feita, e só graças aos próximos governos petistas ou esquerdistas de qualquer outra denominação é que vc poderá se libertar das correntes que a impedem de pensar melhor. Sente e espere.. a libertação virá!

      Curtir

       
    • Estefânia Jimenez

      14 de setembro de 2016 at 10:28

      Que disse a você, os Governos Lula e Dilma, foram os que mais investiram em Educação, parece que você é a típica pessoa mas a de manobra, abordada na matéria! !

      Curtir

       
  45. Luiz

    2 de março de 2016 at 18:44

    Isso não se trata de artigo, tampouco de matéria, foi baseado em um documento encontrado no interior de uma impressora em desuso de um órgão do governo dos EUA.

    Curtir

     
    • Estefânia Jimenez

      14 de setembro de 2016 at 10:31

      Meu filho um documento, transformado para o publico em matéria, artigo, o que isso importa,pensa no conteúdo abordado, e tente ser mais reflexivo!

      Curtir

       
  46. Matheus

    2 de março de 2016 at 14:17

    esplendido

    Curtir

     
  47. Douglas Honorio Leonidas

    1 de março de 2016 at 14:39

    perfeito!

    Curtir

     
  48. sergio

    29 de fevereiro de 2016 at 17:01

    SÃO OS PASSOS POR ONDE CAMINHA O PAIS, BRASIL

    Curtir

     
  49. Percy de Oliveira JJunior

    29 de fevereiro de 2016 at 10:31

    podemos ficar tranquilos, tem uma elite pensante, com este tipo de gente que repete ladainhas pra cuidar de nós. Eles sabem, eles pagam sapo, eles tem a verdade e a justiça do lado deles. Somos apenas os tontos, a massa de manobra. Este senhor repete esta conversa desde quando o Stalin estava vivo. Ele é incapaz de rever uma posição, a certeza brilha como uma estrela à sua frente. O bom mesmo é que se vc juntar
    o pessoal que curte suas ideias, dá pra mandar buscar de kombi.

    Curtir

     
    • Léo Perry

      4 de março de 2016 at 21:41

      Publicitário né?
      Filósofo?

      Curtir

       
    • Franklin J. Alencar

      28 de agosto de 2016 at 21:14

      A grande maioria das pessoas não tem condições de perceber esta manipulação e são submetidas a ela com facilidade. Assim as elites capturam a força do povo para submetê-la aos seus interesses.
      Quanto ao seu discurso, é uma tergiversação que tenta desacreditar as pessoas que buscam desmascarar esta trama dos manipuladores ajudando as pessoas a se libertarem desta influencia.

      Curtir

       
  50. Marcelo

    25 de fevereiro de 2016 at 21:20

    Muito boa essa matéria. Não tenho palavras para expressar o quanto é importante que todos lêem esse post.

    Curtir

     
  51. dulce helena diogo ferreira

    25 de fevereiro de 2016 at 15:36

    Excelente artigo. Um alerta aos cidadãos para que não se deixem manipular e se comecem a preocupar apenas com o essencial.

    Curtir

     

Deixe um comentário