RSS

NSA altera roteadores e servidores exportados para facilitar vigilância

03 jun

48922.70726-nsa

Não é porque você está fora dos Estados Unidos que está seguro da espionagem da NSA. Novos documentos revelados pelo jornalista Glenn Greenwald, no jornal The Guardian, revelaram que a agência de segurança dos Estados Unidos intercepta e altera sistemas e outras configurações de roteadores e servidores exportados para facilitar os esforços de segurança ostensiva.

De acordo com as informações, que datam de junho de 2010 e foram obtidas pelo ex-analista Edward Snowden, os equipamentos eram interceptados pela NSA durante seu processo de exportação. Backdoors, beacons e outros dispositivos ou aberturas relacionadas à espionagem eram implementados nos dispositivos que, na sequência, continuavam seu caminho para o país de destino.

As alterações eram imperceptíveis, já que a agência tomava um cuidado especial com embalagens e selagens de fábrica de forma a garantir a aparência de integridade dos produtos. As alterações permitiam o monitoramento dos dados trafegados pelos equipamentos e facilitavam o trabalho de obtenção de informações realizado pelo órgão.

Além disso, sobre a alteração de dispositivos em si, a organização disse que não pode comentar sobre atividades específicas do trabalho de inteligência, mas não negou o interesse em hardware exportado dos EUA para outros países. Apesar disso, novamente ela deixou claro que possíveis modificações são feitas apenas no caso do uso desse tipo de tecnologia por inimigos do estado.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 3 de junho de 2015 em Informática, Privacidade, Software Livre

 

Tags: , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: