RSS

“Estamos vivendo uma mudança cultural revolucionária”, diz Léa Fagundes no aniversário da ASL.Org

13 set

Aniversário de 11 anos da Associação Software Livre.Org é marcado por homenagem a professora Léa Fagundes por sua militância pela inserção de tecnologias livres na educação.

11092014_DSC0245 Professora Léa Fagundes recebe homenagem da ASL.Org. (Foto: Camila Hermes)

Uma esperançosa. Assim se define a pioneira no uso da informática educacional no Brasil. A psicóloga, pedagoga e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Léa Fagundes abriu seu discurso durante o aniversário de 11 anos da Associação Software Livre.Org (ASL.Org) em 11/09/14 agradecendo por ter vivido em um século marcado por mudanças sociais fortes. Aos 84 anos, a voz calma e o olhar doce se transformam em ímãs quando começa a encadear uma ideia na outra e usar a vida para dar sentido aos conceitos tão repetidos em sala de aula.

Léa foi homenageada com o título de conselheira honorária da ASL.Org, em reconhecimento por seus esforços para a popularização do uso de tecnologias livres na educação. Em seu discurso, afirmou que o planeta está abrindo as portas para uma nova civilização, que tem como valores centrais a troca de conhecimento e a liberdade. “Estamos passando por uma mudança cultural revolucionária. Tenho certeza que vivemos algo novo. O mundo ainda não tinha experimentado essa civilização de criação contínua”, disse.

A professora conta que no início de sua vida profissional o padrão era trabalhar apenas com programas proprietários. Ela argumenta que a partir do momento em que se começa a trabalhar com ferramentas livres na educação, abre-se a oportunidade de dar a escolha ao aluno de entender como algo funciona, mais do que apenas entregar algo pronto. “Podemos fazer de toda criança um novo cidadão de fato. Não é apenas uma tecnologia. Tudo muda com a liberdade”, complementa.

11092014_DSC0216Professora Léa Fagundes recebeu o título de conselheira honorária da ASL.Org. (Foto: Camila Hermes)

Léa recordou em sua fala que participa do Fórum Internacional Software Livre (FISL), organizado pela ASL.Org, desde a sua primeira edição. Segundo ela, é uma honra que um evento com o tamanho e importância do FISL aconteça na Capital do Rio Grande do Sul. Um dos momentos que mais a marcou foi quando viu filas de crianças em um estande da feira do evento para aprender a programar. “São essas pequenas vivências que fazem o ser humano ir se transformando”, conta.

Para a professora, o ensino deve acompanhar a filosofia do Software Livre e estimular o trabalho colaborativo. “A educação tem que mudar. Quando vejo que hoje nas escolas as crianças estão criando coisas novas junto com seus professores e familiares, consigo perceber que as mudanças estão acontecendo aos poucos. Estamos criando uma sociedade nova que sabe que viver é ser livre”, finaliza.

11092014_DSC0306Professora recebeu placa em homenagem ao seu trabalho. (Foto: Camila Hermes) 

A homenagem aconteceu durante o coquetel de aniversário da ASL.Org, último evento da Semana do Software Livre no Tecnopuc. A atividade marcou os 11 anos da associação e a entrada da entidade no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS. O coquetel contou com a presença de sócios da ASL.Org e convidados que fizeram parte dos 11 anos da instituição. Na terça-feira (09/09/14), aconteceu uma apresentação da instituição aos alunos e funcionários da universidade. Já na quarta-feira (10/09/14), foi realizada a atividade “Startup Livre Dojo”, voltada a futuros empreendedores interessados em desenvolver soluções livres.

Sobre Léa Fagundes

Léa da Cruz Fagundes é graduada em Pedagogia e Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação pela mesma instituição e doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). É assessora do Ministério da Educação e professora dos programas de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional e Informática na Educação da UFRGS, além de coordenadora de pesquisa do Laboratório de Estudos Cognitivos da universidade. Nasceu em Pelotas, no ano de 1930, e é considerada pioneira no uso de ferramentas computacionais no ensino. Em 2006, recebeu um prêmio da Unesco por seus conhecimentos em Informação e Comunicação.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 13 de setembro de 2014 em Diversos, Informática, Software Livre

 

Uma resposta para ““Estamos vivendo uma mudança cultural revolucionária”, diz Léa Fagundes no aniversário da ASL.Org

  1. maregito

    14 de setembro de 2014 at 09:10

    Republicou isso em maregitoe comentado:
    Aniversário de 11 anos da Associação Software Livre.Org é marcado por homenagem a professora Léa Fagundes

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: