RSS

Regulador britânico abre investigação a estudo psicológico do Facebook

02 ago

370242

Gabinete de protecção de dados vai questionar responsáveis pela experiência, que envolveu quase 700 mil utilizadores e que tem sido posto em causa por razões éticas.

O Information Commissioner’s Office (ICO), o equivalente no Reino Unido à comissão de protecção de dados portuguesa, está a investigar os procedimentos usados pelo Facebook no teste de manipulação psicológica levado a cabo em Janeiro de 2012 e recentemente divulgado.

O estudo envolveu 689.003 utilizadores daquela rede social, que ao longo de uma semana foram expostos a conteúdo menos negativo ou menos positivo do que o habitual nos seus feeds, para averiguar se existia um “contágio emocional”. O que se verificou, ainda que de forma pouco significativa, foi que o comportamento dos utilizadores testados se alterava.

Os resultados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences de 17 de Junho, num artigo assinado por três investigadores: Adam Kramer, do Facebook; Jamie Guillory, da Universidade da Califórnia; e Jeffrey Hancock, da Universidade de Cornell.

Os internautas e, sobretudo, a comunidade académica insurgiram-se contra o estudo, por os autores terem manipulado seres humanos sem o seu “consentimento informado”, como exige a lei nos EUA. Agora, o ICO quer ouvi-lo da boca dos responsáveis do Facebook: a experiência foi realizada sem o conhecimento dos sujeitos envolvidos? E quanta informação pessoal foi usada?

Leia mais em http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/regulador-britanico-abre-investigacao-a-estudo-psicologico-do-facebook-1661363

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 2 de agosto de 2014 em Informática, Software Livre

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: