RSS

Pingüim no carro: Toyota entra para a Linux Foundation

10 jul

A Toyota se uniu à The Linux Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada a acelerar o crescimento do Linux, como um membro “Gold”. Mas por qual motivo uma empresa do ramo automobilístico faria adesão à Linux Foundation? Ambas acreditam que o pingüim estará embutido nos carros do futuro.

A Linux Foundation crê que os consumidores estão começando a esperar a mesma conectividade em seus carros assim como possuem atualmente em suas casas e escritórios, e isso inclui os painéis do tipo IVI (In-Vehicle-Infotainment), aqueles sistemas de informação e entretenimento, ou “computador de bordo”, embutido nos consoles dos carros mais parrudos.

A Toyota alega que o sistema operacional baseado no kernel Linux oferece uma plataforma comum que ajuda a conectar toda a rede de dispositivos do mundo, incluindo os carros. A Linux Foundation ainda diz que isso acontece por se tratar de um sistema de código aberto, oferecendo aos fabricantes e montadores de automóveis a flexibilidade que precisam para trazer rapidamente ao mercado os itens mais recentes de tecnologia.

Kenichi Murata, gerente geral de desenvolvimento eletrônico da Toyota, disse em um comunicado que o “Linux nos dá a flexibilidade e maturidade de tecnologia que precisamos para evoluir os nossos IVIs e sistemas de comunicação, para atingir as expectativas de nossos clientes. A Fundação Linux nos oferece um fórum neutro em que podemos colaborar com as empresas de tecnologia do mundo líderes em inovação aberta, o que acelera a evolução.”

Já Jim Zemlin, diretor executivo da Linux Foundation, disse que “estamos muito satisfeitos em receber a Toyota à Fundação Linux. A liderança e a inovação comprovada da empresa trarão importantes contribuições para o avanço do Linux. O investimento da Toyota no Linux é um testemunho da onipresença do sistema operacional e sua capacidade para suportar os requisitos mais recentes do mercado.”

Além de computadores pessoais, smartphones, sistemas embarcados que incluem os industriais, e muitos outros dispositivos que nem imaginamos rodar o pinguim, o Linux também poderá estar em seu próximo carro. É esperar para ver.

Hardware.com

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 10 de julho de 2011 em Sem categoria

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: