RSS

Estudo diz que pirataria favorece Windows

10 ago

Um estudo acadêmico promovido por dois pesquisadores da Harvard Business School sugere que, ao contrário do que diz o senso comum, a pirataria de software favorece o Windows e os produtos da Microsoft.

O estudo se baseia na comparação entre as vantagens e desvantagens oferecidas por distribuições Linux em contraposição ao Windows.

O trabalho, escrito pelos professores Ramon Casadesus-Masanell e Pankaj Ghemawat, afirma que a pirataria tornou o Windows tão popular que este sistema beneficia-se, hoje, de ganhos de escala e popularização que não seriam viáveis se, de fato, todos seus usuários tivessem que pagar por licenças.

O estudo leva em conta dados de utilização do Windows em países com elevada taxa de pirataria. Nestes locais, a penetração do Linux é menor. Se o cerco à pirataria for fechado, a tendência é de crescimento da participação do Linux em desktops, avalia o estudo.

A análise diz ainda que a predominância de mercado exercida pelo Windows pode ser considerada “um fator positivo em uma perspectiva de bem-estar social”.

Para os pesquisadores, com o monopólio os esforços para desenvolver um novo software e melhorar a plataforma são direcionados para um único sistema, o que traria ganhos para estabilidade e interoperabilidade dos aplicativos que rodam neste sistema.

O estudo, porém, faz elogios ao Linux. De acordo com os professores de Harvard, o Linux beneficia-se de um ciclo de desenvolvimento mais rápido e de baixo custo, graças às contribuições de membros da comunidade.

Para os pesquisadores, o Linux apresenta grandes vantagens para compradores estratégicos (grandes empresas, governos) que sentem-se mais seguros em ter acesso ao código fonte dos sistemas que usam.

O estudo, publicado sob o nome de “Dynamic Mixed Duopoly: A Model Motivated by Linux vs. Windows” na revista Management Science gerou grande polêmica. Tanto defensores do Windows como do Linux criticaram aspectos pontuais do estudo.

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 10 de agosto de 2010 em Sem categoria

 

Uma resposta para “Estudo diz que pirataria favorece Windows

  1. Ibias

    11 de agosto de 2010 at 15:02

    Concordo!

    Curtir

     

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: